TYPO3 Cumulus Flash tag cloud by TYPO3-Macher - die TYPO3 Dienstleister (based on WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck) requires Flash Player 9 or better.

 


Embora o Sistema Nacional de Áreas Protegidas (SINAP) estabeleça um quadro regulatório robusto para o país, as áreas geridas ou criadas por governos locais são previstas apenas em subsistemas de gerenciamento, sendo reconhecidas como Estratégias Complementares de Conservação (ECC). No estudo de base do Projeto (2017), foram identificadas 71 áreas protegidas integradas a sistemas locais, municipais ou metropolitanos e estabelecidas através de Planos ou Estratégias de Ordenamento Territorial (POTs/EOTs) ou Acordos de conselhos municipais.

Estudo Técnico Linhas de Base - Colômbia

Estudos de Linhas de Base foram elaborados em 2017 para avaliar o estado atual das áreas protegidas locais nos quatro países, em termos de legislação, cadastro e amparo institucional. 

Experiências de boas práticas na gestão efetiva de Áreas Protegidas Locais

Em 2018 o ICLEI América do Sul conduziu um levantamento e sistematização de experiências de gestão de Áreas Protegidas Locais por meio de uma Convocatória ECC.

A seleção de casos foi feita por indicadores, agrupados em 5 critérios: impacto no objeto de conservação, complexidade do sistema de governança, monitoramento participativo das ações e sustentabilidade das ações de manejo. A partir desses valores, os casos com maior pontuação foram analisados a partir de 4 critérios adicionais: mosaico de conservação, nível dos atores que configuram a rede, número de atores que configuram a rede e a postulação feita por um governo local. Como resultado, foram selecionados os seguintes casos de sucesso:

Conservação da Microbacia San Pablo

Município de Aguadas - Departamento de Caldas.

O caso da Conservação da Microbacia San Pablo é uma iniciativa para a conservação do recurso hídrico localizado no município de Aguadas. O principal conflito socioambiental ocorre devido ao cultivo do abacate, o que gerou a transformação da cobertura florestal na área e impactou a qualidade e quantidade desse recurso. A situação promoveu a assinatura de um pacto pela conservação das áreas de interesse ambiental do município entre gestores de recursos hídricos e instituições de nível local, regional e nacional.

Seu objetivo é a preservação das florestas de proteção de mananciais, ativos naturais responsáveis pelo abastecimento dos aquedutos municipais - que por sua vez, beneficiam mais de 300 famílias. Conheça mais.



Conectividade e gestão participativa para a Conservação do Floresta Tropical Seca nos Montes de Maria

Município de San Juan Nepomuceno - Departamento de Magdalena.

Localizada no município de San Juan Nepomuceno, na área de influência do Santuário de Flora e Fauna Los Colorados, a estratégia de conservação "Conectividade e gestão participativa para a conservação da Floresta Seca Tropical nos Montes de María" é uma estratégia complementar de conservação. como um mosaico de conservação que formam uma rede de corredores ecológicos de 13.000 hectares.

A iniciativa, originada em 2003, promove corredores de conectividade que garantem a conservação dos remanescentes do ecossistema Bosque Seco. Este é um dos ecossistemas mais ameaçados na Colômbia, do qual resta apenas 8% da área original. Apenas 5% desse ecossistema está sob proteção dentro do SINAP. Conheça mais.



Área Chave de Biodiversidade Bosque de San Antonio

Municípios de Cali, Dagua, La Cumbre y Yumbo - Departamento de Valle del Cauca.

A Área Chave de Conservação Florestal de San Antonio (ACB BSA) é uma estratégia complementar de conservação liderada por organizações da sociedade civil configuradas como um mosaico de conservação, composto por terras privadas localizadas em áreas estratégicas que contribuem para a conectividade ecológica com a região do Parque Nacional Natural Farallones de Cali. Cada área tem sua própria gestão, que no caso da propriedade privada é exercida pelos proprietários com o apoio das organizações de base que acompanham o processo. No caso de áreas públicas, a gestão é realizada pela autoridade ambiental de acordo com sua jurisdição e competência. O ACB Bosque de San Antonio é uma das 36 áreas-chave da biodiversidade do Hotspot dos Andes Tropicais, abrigando diferentes tipos de ecossistemas e constituindo o habitat de espécies em conservação, como o multicolorido tanager e a maré. Sepa más.

 
 
 
Google+
PT | ES