TYPO3 Cumulus Flash tag cloud by TYPO3-Macher - die TYPO3 Dienstleister (based on WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck) requires Flash Player 9 or better.

 

Lançamento dos resultados do 1º ano do Projeto Gestão Sustentável e Integrada de Resíduos Sólidos em Eventos

Cidade de São Paulo
Cidade do Recife
Cidade do Rio de Janeiro

22.04.14

No fim do mês de março foram apresentados os resultados das atividades do ano 1 do projeto Gestão Sustentável e Integrada de Resíduos Sólidos em Eventos Esportivos para as três cidades, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.

No dia 25 de março foi realizada a apresentação dos resultados para a cidade de São Paulo, onde estiveram presentes representantes da AMLURB, Secretaria de Relações Internacionais, Embaixada Britânica, Secretaria de Governo e também o Secretário do Verde e Meio Ambiente, Wanderley Meira do Nascimento.

Os relatórios foram elaborados a partir de análises do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e do Projeto Copa do Mundo Sustentável da AMLURB. Na ocasião, também foi apresentada a versão preliminar da metodologia de estimativa de emissões de GEE.

Ao elaborar o relatório foi identificado pelo ICLEI e o parceiro Useful Simple Projects que determinadas questões do Projeto Copa do Mundo Sustentável poderiam ser incluídas no Plano de Gestão Municipal:

• Projeto de Valoração dos Resíduos;
• Instalação de PEVs e Ecopontos;       
• Centrais de triagem;
• Inclusão de catadores;
• Tecnologias – composteiras;
• Conscientização.

Com a realização das reuniões com o grupo de trabalho e a participação do ICLEI nos eventos de elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Cidade de São Paulo, a administração tomou conhecimento da importância da gestão de resíduos sólidos em eventos e destacou essa necessidade no plano.

“No PGIRS de São Paulo define-se ainda a necessidade de desenvolvimento de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos pelos responsáveis por grandes eventos e feiras que ocorram na cidade, tendo em vista que são atividades comerciais e de prestação de serviços que geram resíduos que, por seu volume, não são equiparados aos resíduos domiciliares.” (Página 264 PGIRS)

Três dias após a apresentação em São Paulo, foi realizada a apresentação na cidade do Recife, onde estiveram reunidos representantes importantes apesar de a EMLURB estar em greve. Na reunião foi apresentado o Guia de Orientação para o Desenvolvimento de um Plano de Gestão de Resíduos em Eventos e as análises do ICLEI e Useful Simple Projects com foco na gestão de resíduos na FanFest, evento oficial da FIFA na Copa do Mundo 2014, e melhorias para a formalização entre a Prefeitura e os catadores de materiais recicláveis.

Para a melhoria da relação entre a Prefeitura e os catadores foram apresentados os seguintes passos:

• Levantamento da legislação existente;
• As formas de organização dos catadores;
• Possíveis acordos;
• Possíveis incentivos;
• Profissionalização dos catadores;
• Desenvolvimento de um mercado para materiais recicláveis;
• Educação, conscientização e divulgação.

Na reunião a EMLURB ressaltou a utilidade do Guia e afirmou que pretende utilizar, também, em eventos como o carnaval.

A última cidade a receber a apresentação foi o Rio de Janeiro, 31 de março, em reunião que contou com representantes da Secretaria de Meio Ambiente e da Empresa Olímpica Municipal. Na ocasião foi apresentada a análise do Plano de Gestão Municipal e recomendações sobre como pode ser feita a gestão de resíduos em eventos na cidade.

Na ocasião foi apresentada a análise do Plano de Gestão Municipal e foram discutidas algumas questões como a atual gestão de resíduos municipal, as estratégias de gestão de resíduos para os Jogos Olímpicos de 2016 e as experiências de outros eventos, desde estratégias de compras de materiais até a destinação final dos resíduos.

Mais uma vez foi possível a integração entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Empresa Olímpica Municipal, em oportunidade na qual Edison Sanromã, Gerente de Limpezas e Descartes do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, demostrou bastante interesse em trabalhar junto à SEMAC na realização dos eventos de 2016, alinhando os trabalhos da Gestão Municipal e a Gestão dos Eventos.

Saiba mais sobre o projeto Gestão Sustentável e Integrada de Resíduos Sólidos em Eventos

 
 
 
Google+
PT | ES