TYPO3 Cumulus Flash tag cloud by TYPO3-Macher - die TYPO3 Dienstleister (based on WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck) requires Flash Player 9 or better.

 

Enquanto Nações preparam-se para a COP22, Acordo de Paris entra em vigor no dia 4 de Novembro

04.11.2016

O histórico Acordo de Paris, que foi adotado em dezembro de 2015 na COP21, entrou em vigor oficialmente nesta sexta-feira, dia 4 de novembro, antes do prazo inicial que havia sido proposto e a poucos dias da realização da COP22, em Marrakesh, no Marrocos.

No dia 5 de outubro de 2016, foi alcançado o número necessário de Partes que ratificaram a Convenção para que o Acordo de Paris entrasse em vigor, em que pelo menos 55 Partes da Convenção registraram pelo menos 55% das emissões totais de gases de efeito estufa depositaram seu instrumento de ratificação , Aceitação, aprovação ou adesão, 30 dias após a data. Isso significa efetivamente que esses países foram submetidos a processos internos para adotar oficialmente o acordo, permitindo que ele se torne juridicamente vinculante para todas as Partes.

A velocidade com que os países ratificaram o acordo demonstra o compromisso das nações para combater as mudanças climáticas. Sob o marco do Acordo de Paris, os países concordaram em combater a mudança climática, agir e investir em um futuro com baixas emissões de carbono, resiliente e sustentável, e que mantenha um aumento médio da temperatura global abaixo de 2 graus Celsius, com o objetivo internacional de realizar esforços para limitar a 1,5 graus Celsius.

Os governos locais e regionais têm demonstrado reiteradamente o seu empenho para trabalhar em conjunto com os governos nacionais para garantir uma ação eficaz em todos os níveis contra as mudanças climáticas, e estão prontos para acelerar e intensificar os esforços nesta luta urgente.

A entrada em vigor do Acordo de Paris, logo antes do início da COP22, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em Marrakesh, envia um forte sinal de que não se pode perder tempo e que as nações precisam tomar os meios para atingir os ambiciosos objetivos que fixaram e agora focar na implementação.

 

* Notícia publicada originalmente pelo ICLEI Secretariado Mundial, em 27.10.2016. Leia aqui.

 

 

 
 
 
Google+
PT | ES