TYPO3 Cumulus Flash tag cloud by TYPO3-Macher - die TYPO3 Dienstleister (based on WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck) requires Flash Player 9 or better.

 

Guia de Ação Local pelo Clima apresenta roteiro prático para gestores municipais enfrentarem as mudanças climáticas

9.12.2016

Durante a XXI Cúpula da Rede Mercociudades, realizada de 23 a 25 de novembro, em Santa Fé, na Argentina, o ICLEI -  Governos Locais pela Sustentabilidade e o Programa Cidades Sustentáveis lançaram o Guía de Acción Local por el Clima, publicação inédita em espanhol realizada em parceria pelas organizações e com apoio da Fundação Konrad Adenauer.

Produzida em linguagem clara e acessível, o Guía de Acción Local por el Clima busca ajudar o gestor na elaboração e/ou revisão de uma Estratégia de Desenvolvimento de Baixo Carbono e Resiliente. Ela oferece um roteiro prático para auxiliar a ação concreta do poder público municipal para o enfrentamento às mudanças climáticas, de forma a reduzir os impactos negativos sentidos com grande intensidade nas cidades, e gerar oportunidades de crescimento e desenvolvimento sustentável.

“Os impactos das mudanças climáticas já são uma realidade nos núcleos urbanos - com as variações mais bruscas nas temperaturas, as enchentes e deslizamentos de terra com perdas irreparáveis de vidas e danos graves à infraestrutura urbana, a tendência a períodos mais frequentes e maiores de seca”, afirmou Rodrigo Perpétuo, Secretário-Executivo do ICLEI para América do Sul. Para ele, a urgência colocada por esses impactos crescentes torna a questão climática um componente prioritário do planejamento urbano e territorial. “O desafio agora é dar escala e ampliar o acesso a ferramentas e instrumentos que permitam aos gestores públicos melhorar a qualidade de vida das pessoas e do ambiente em que vivem.”

Para Oded Grajew, a intensificação da concentração de pessoas nas cidades - tanto o Brasil como a América Latina apresentam índices superiores a 80% de população urbana - impõe maior pressão às cidades e proporciona aos governos locais o protagonismo no enfrentamento às mudanças climáticas e, consequentemente, a responsabilidade pela preservação do futuro comum da sociedade. “O avanço nas ações de combate às mudanças climáticas está diretamente relacionado à soma dos esforços de toda a sociedade. Informação e intercâmbio de experiências, de forma objetiva e qualificada como este Guia apresenta, são o ponto de partida dessa trajetória". Ele destacou, ainda, a importância do controle social efetivo por meio de indicadores. “Para o êxito desse processo, o mapeamento e o monitoramento das ações por meio indicadores de desempenho são vitais. Neste sentido, iniciativas da sociedade civil como o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) vêm colaborando, efetivamente, para que a gestão pública qualifique seus processos de acompanhamento das ações locais, estabeleça metas objetivas a partir de indicadores oficiais”.

Ao longo dos capítulos, são apresentados conceitos essenciais da ciência sobre as mudanças climáticas e seus impactos diretos nas cidades; um passo a passo para o gestor elaborar a estratégia do município; dicas para colocá-la em prática; casos nacionais de sucesso que podem ser seguidos; e lista de publicações, legislação e sites úteis sobre o tema.

O Guía de Acción Local por el Clima apresenta ainda importantes metodologias e conhecimentos oferecidos por organizações reconhecidas na área, como o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e o Programa Cidades Sustentáveis. O passo a passo apresentado é baseado na Metodologia GCC – GreenClimateCities desenvolvida pelo ICLEI, que reúne importante acúmulo de conhecimento aplicado em cidades, como por exemplo em Recife, Fortaleza, Belo Horizonte e Rio de Janeiro que participaram do Projeto Estratégias de Desenvolvimento Urbano de Baixo Carbono - Urban LEDS (o Projeto contou com o envolvimento de 37 cidades ao redor mundo, dos mais variados tamanhos, incluindo oito municípios brasileiros e Membros do ICLEI, que testaram diferentes etapas da metodologia GCC). Também são apresentados os casos de Palmas, cidade de São Paulo, Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Estado de Minas Gerais.

A versão em espanhol da publicação foi baseada na versão original do Guia de Ação Local pelo Clima, elaborada em Português, e inicialmente focada no contexto brasileiro. No entanto, suas abordagens, conceitos e metodologias são universais e, portanto, o Guia pode ser usado como inspiração para cidades da América Latina, uma vez que elas já estão avançando nessa agenda e têm experiências relevantes para compartilhar e ampliar em escala.

A edição em português, intitulada Guia de Ação Local pelo Clima, será lançada em 2017.

Confira!

Acesse a publicação online ou faça o download do PDF


Guía de Acción Local por el Clima


Páginas: 87
Realização: ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade e Programa Cidades Sustentáveis
Apoio: Fundação Konrad Adenauer
Tópicos: Mudanças climáticas; adaptação; resiliência; estratégia de baixo carbono; gestão municipal; cidades; desenvolvimento sustentável

 
 
 
Google+
PT | ES