TYPO3 Cumulus Flash tag cloud by TYPO3-Macher - die TYPO3 Dienstleister (based on WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck) requires Flash Player 9 or better.

 

João Pessoa anuncia entrada à rede global de cidades pelo desenvolvimento sustentável ICLEI

07/08/2017*

Durante o XI Encontro Nacional do CB27, a cidade de João Pessoa anunciou sua entrada à rede global do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. A capital paraibana, que também foi sede do encontro do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, é o 54o governo local na América do Sul a aderir ao movimento internacional de cidades e estados pela agenda do desenvolvimento sustentável.

Para o prefeito Luciano Cartaxo essa é mais uma maneira de colocar João Pessoa no debate mundial sobre desenvolvimento sustentável. “O que acontece em João Pessoa impacta não só aos moradores da cidade, mas todo o planeta. Em breve seremos um milhão de habitantes e é preciso planejar a cidade para as gerações futuras. Diversas iniciativas estão sendo tomadas nesse sentido, para que João Pessoa se mantenha como uma cidade ambientalmente agradável para seus moradores, sem perder de vista o desenvolvimento econômico”, concluiu.

O secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, que esteve em João Pessoa durante a realização do XI Encontro do CB27, lembrou que na semana de aniversário da cidade, João Pessoa sediou uma importante discussão para a gestão ambiental no Brasil, sobre o licenciamento ambiental, promovendo o diálogo entre os integrantes do Fórum CB27, e mostrou uma série de experiências relevantes de sua política ambiental para outras cidades. “Agora, como membro do ICLEI, esperamos apoiá-los no desenvolvimento de políticas e projetos de sustentabilidade que sejam transversais a toda a gestão”, concluiu.

Para Abelardo Jurema Neto, secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, “essa é uma oportunidade única de estarmos inseridos nas principais pautas de discussão sobre desenvolvimento sustentável, ampliando o debate com outras cidades. É também uma excelente oportunidade para divulgarmos a agenda de João Pessoa e trocarmos experiências exitosas com outros gestores”.

Conhecida como o “ponto mais oriental das Américas” e uma das cidade mais antigas do Brasil, a capital paraibana tem 800.000 habitantes, e é um município predominantemente urbano, com maior concentração demográfica na região costeira. Com relação às políticas ambientais, Jurema Neto identificou as questões da educação ambiental e do manejo arbóreo como importantes desafios que o município precisa enfrentar. Além disso, grande parte dos cartões postais da cidade são parques e áreas verdes como, por exemplo, o Jardim Botânico Benjamim Maranhão, uma Unidade de Conservação Estadual localizada em região central com 329 hectares, e o Parque Solón de Lucena, área recentemente revitalizada pela Prefeitura e que tornou-se um espaço público utilizado pela população para lazer e bem-estar.

Ao se associarem ao ICLEI, os governos beneficiam-se de uma série de oportunidades de treinamentos, participação em projetos internacionais, espaços em fóruns nacionais e internacionais relacionados à sustentabilidade e conhecimentos especializados promovidos pela organização. O trabalho em rede permite ainda que os governos locais se conectem e troquem experiências sobre políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e ampliem seu reconhecimento nessa agenda. Com a nova adesão, o ICLEI América do Sul reúne 55 membros, em 8 países no continente, e impacta mais de 106 milhões de pessoas na Região.

(Com informações da SECOM da Prefeitura de João Pessoa, atualizado em 10/08/2017)

 
 
 
Google+
PT | ES