TYPO3 Cumulus Flash tag cloud by TYPO3-Macher - die TYPO3 Dienstleister (based on WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck) requires Flash Player 9 or better.

 

Prefeito de Bonn convida cidades sul-americanas para a Cúpula de Líderes Locais e Regionais em novembro

A menos de três meses da 23a edição da Conferência das Partes da ONU sobre Clima, conhecida como COPs, o prefeito de Bonn e vice-presidente do ICLEI, Ashok-Alexander Sridharan, viajou a países sul-americanos para convidar lideranças para a Cúpula de Líderes Locais, que será realizada no dia 12 de novembro na cidade alemã. O Secretário-Executivo do ICLEI para América do Sul, Rodrigo Perpétuo, acompanhou o prefeito durante suas visitas a Colômbia e Bolívia de 15 a 17 de julho.

Motivado por iniciativas inovadoras nas cidades de Bogotá e La Paz, membros do ICLEI na América do Sul, Sridharan convidou prefeitos e governadores a participaren da COP23 e mostrar o seu comprometimento em agir pelo clima. Ambas as cidades possuem trabalhos destacados em suas regiões em questões como mobilidade, segurança viária e redução de riscos e desastres. Em 2016, a capital boliviana La Paz foi reconhecida no 3o Prêmio de Inovação Urbana de Guangzhou, na China, pela iniciativa “Las Zebras”, um projeto educacional que busca envolver a juventude em atividades para promover segurança nos meios de transporte e compartilhamento das vias públicas.

Na Colômbia, Sridharan convidou o Prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, e o Governador de Cundinamarca, Jorge Emílio Rey, para o maior evento de autoridades locais e regionais, que acontecerá durante a Conferência Internacional sobre clima. Em encontros bilaterais, os gestores falaram sobre o papel dos governos subnacionais em apoiar os países a cumprirem seus compromissos com o Acordo de Paris, e como podem alavancar ainda mais a ambição no contexto local.

Durante a visita, o ICLEI articulou uma reunião com a presença de diversos atores - como a associação local de cidades ASOCAPITALES, o governo nacional, cidades convidades, bancos de desenvolvimento e organizações do terceiro setor e cooperação internacional –, para discutir sobre as preparações para a COP23 e quais os caminhos a serem seguidos para implementar o Acordo de Paris na Colômbia, com a pariticipação do prefeito de Bonn. A presença no país aumentou no último ano, com a entrada de dois projetos internacionais de longa duração que contemplam a região – a segunda fase do Urban LEDS e o projeto Áreas Protegidas Locais. O país ainda deve ser sede de um escritório de representação nacional do ICLEI América do Sul no próximo ano.

O vice-presidente do ICLEI também foi a La Paz, onde teve a oportunidade de se reunir com o prefeito Luiz Revilla. Durante o encontro, a capital boliviana celebrou a parceria com Bonn, iniciada dez anos atrás quando Bonn ofereceu apoio técnico para a implementação do primeiro sistema de prevenção de desastras em La Paz, relatou o prefeito Revilla durante a inauguração do Centro Ecolab. O espaço é dedicado a ensinar sobre o impacto das mudanças climáticas nas cidades e ampliar a conscientização da população sobre questões como adaptação, mitigação e resiliência climática por meio de hábitos eco-eficientes, com o objetivo de construir uma cidade sustentável.

A “Cúpula Climática para Líderes Locais e Regionais” será o principal evento dos governos locais e regionais na COP23 e servirá como importante plataforma para mostrar o compromisso dos governos locais com os objetivos do Acordo de Paris. O evento é co-organizada pela cidade de Bonn e pelo Estado da Renânia do Norte-Vestfália, com o apoio do Governo Federal Alemão. Esta será organizada em parceria com o Secretariado da UNFCCC, instituições da ONU e da UE, bem como todas as principais redes e iniciativas dos governos locais e regionais e apoio financeiro pelo Ministério Federal Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ).

Durante a COP, os governos nacionais negociarão as regras para a implementação do Acordo de Paris e os esforços necessários para acelerar a ação climática global e nacional.

 
 
 
Google+
PT | ES