TYPO3 Cumulus Flash tag cloud by TYPO3-Macher - die TYPO3 Dienstleister (based on WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck) requires Flash Player 9 or better.

 

Antônio Carlos Magalhães Neto, Prefeito de Salvador, Bahia, junta-se ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia

Prefeito ACM Neto assina o compromisso com o Pacto ao lado do Embaixador João Cravinho

O prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, em encontro com o Embaixador da União Europeia no Brasil João Cravinho assinou nesta quinta-feira, 19 de outubro, a Carta de Compromisso com o Pacto Global dos Prefeitos pelo Clima e a Energia em sua vertente latino-americana, tornando a capital baiana a primeira cidade a aderir à nova fase da iniciativa na América Latina.

A adesão ao Pacto Global de Prefeitos significa um compromisso não apenas com as ações locais ambiciosas, mas também com o trabalho em conjunto com parceiros de todo o mundo para compartilhar soluções inovadoras que permitam que os prefeitos atuem de forma cada vez mais assertiva no enfrentamento às mudanças climáticas. O Prefeito ACM Neto afirma: “Pelo compromisso de Salvador com o Pacto Global de Prefeitos reconhecemos que as cidades tem um papel determinante na agenda climática, e esperamos incentivar outros governos locais a participar da iniciativa".

A cidade de Salvador, como coordenadora nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27) e vice-presidência da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), toma a oportunidade para incentivar as demais cidades brasileiras a unirem-se ao Pacto na ocasião da Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que ocorrerá em Recife nos dias 27 e 28 de novembro.

Geraldo Júlio de Mello Filho, Prefeito do Recife e Vice Presidente de Mudanças Climáticas da Frente Nacional de Prefeitos convida seus pares a levarem seus compromisso a Recife: "Queremos aproveitar a Reunião da FNP em Recife para um grande anúncio de novos compromissos com o Pacto Global de Prefeitos, e para a renovação dos compromissos das mais de 40 cidades brasileiras que aderiram ao antigo Compacto de Prefeitos, entre elas Recife. Convidamos os Prefeitos brasileiros a demonstrarem publicamente o engajamento de nossas cidades com a ação climática local".

O Secretariado do Pacto dos Prefeitos na América Latina apoiou a assinatura de hoje em Salvador. O ICLEI América do Sul, que preside o conselho consultivo nacional do Pacto Global de Prefeitos no Brasil, também comenta a adesão de Salvador, na pessoa de seu Secretário Executivo Rodrigo Perpétuo: "O compromisso de Salvador com o Pacto vem em um momento oportuno, enquanto os líderes locais se preparam para a COP23. É importante que mais cidades aproveitem este momento para se juntar a esta nova fase da iniciativa do Pacto Global de Prefeitos".

Após a assinatura, uma mesa redonda liderada por João Cravinho foi realizada para discutir as consequências negativas das mudanças climáticas e a importância de se juntar ao Pacto Global dos Prefeitos, convertendo cidades e governos locais em agentes de mudança e líderes na ação climática.

Além de Antônio Carlos Magalhães Neto e João Cravinho, os Embaixadores no Brasil da Áustria, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, Irlanda e Luxemburgo, bem como representantes da Dinamarca, Espanha, Itália, Irlanda, Lituânia, Países Baixos, Portugal e Reino Unido estavam presentes em Salvador, na Bahia. O evento também contou com a presença de Manuel Alejandro Fuentes, Diretor do Projeto de Cooperação Internacional Urbana na América Latina (IUC-LAC) e membro do Secretariado do Pacto Global de Prefeitos na América Latina e Caribe e Antonella Cersasino, líder do Projeto de Diplomacia Publica da UE.

Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia – É a maior coalizão de prefeitos e líderes locais do mundo comprometida com a ação climática local. O lançamento do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia ocorreu seis meses após a Conferência de Paris , na qual as cidades desempenharam um papel crucial na defesa de um acordo internacional ambicioso e, representa uma reação histórica e poderosa dos líderes locais às urgentes mudanças climáticas.

Pacto Global de Perfeitos pelo Clima e Energia de América Latina e Caribe – é o capítulo para América Latina e Caribe que irá trabalhar para estabelecer o Pacto Global nas cidades da região. Para assegurar sinergia na implementação do Pacto na América Latina, fazem parte do Comitê Diretivo Regional a Delegação da União Europeia no Brasil, C40, ICLEI, FLACMA e Mercocidades (CGLU), ONU-HABITAT, BID e CAF. 

 

 

 

 
 
 
Google+
PT | ES