TYPO3 Cumulus Flash tag cloud by TYPO3-Macher - die TYPO3 Dienstleister (based on WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck) requires Flash Player 9 or better.

 

ICLEI e parceiros organizam a 5ª Conferência de Autoridades Locais e Regionais em Brasília no âmbito da 8ª edição do Fórum Mundial da Água

18/03/2018

Evento busca criar espaços de discussão sobre financiamento da infra-estrutura de saneamento básico, desafios da governança para provisão universal da água e saneamento, e adaptação e resiliência“Compartilhando Água” é o tema da 8ª edição do Fórum Mundial da Água, que será realizado pela primeira vez na América do Sul entre os dias 18 e 23 de março, em Brasília.

O evento, que reunirá um amplo conjunto de atores de diversos níveis do governo, é o maior e mais importante espaço de discussão sobre a gestão de recursos hídricos que busca promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações que contribuam para conservação, proteção, planejamento, gestão e uso eficiente deste recurso.

Nesse contexto, nos dias 20 e 21, o ICLEI juntamente com o Conselho Mundial da Água, a Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República do Brasil, Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU),a Aliança Mundial de Parcerias entre Operadores de Água – ONU Habitat e a Confederação Nacional dos Municípios, promoverão a 5ª Conferência de Autoridades Locais e Regionais para discutir os desafios que enfrentam os governos locais e regionais na gestão dos recursos hídricos.

O evento reunirá Prefeitos, Secretários e autoridades locais de todo o mundo e contará com uma delegação do ICLEI de mais de 20 representantes, provenientes de 13 cidades e 5 países; que participarão das discussões e compartilharão suas experiências nos dias da Conferência.O evento está organizado em duas sessões plenárias, oito sessões paralelas e uma sessão para apresentação de casos de sucesso na gestão da água.

A primeira sessão plenária intitulada “Da governança local da água às agendas internacionais”, explorará o vínculo entre a governança da água a nível local e a exigência dos compromissos assumidos para a implementação das diversas agendas, em particular o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 6. A segunda sessão plenária, “Compartilhando água: cooperação em todos os níveis” abordará o compartilhamento da água e a necessidade de cooperação intersetorial e mutinível para sua gestão.

A discussão permitirá dividir conhecimentos e práticas sobre recursos hídricos.Por outro lado, as sessões paralelas abordarão questões como financiamento das infra-estruturas de saneamento básico, acesso equitativo à água, governança local, abastecimento e combate à escassez da água, e adaptação e resiliência.

Histórias de sucesso

No segundo dia da conferência haverá um espaço dedicado à apresentação de casos de sucesso, no qual uma série de histórias inspiradoras serão apresentadas por prefeitos, governadores e outros atores locais. O objetivo é demonstrar como a liderança local ou regional age para resolver os desafios relacionados à água e como isso impacta um cenário mais amplo.

Por fim, como resultado final do evento, será realizada uma sessão na qual todas as autoridades participantes serão convidadas a endossar, por aclamação, o “Chamado de Ação” de Brasília.

Experiência israelense

O ICLEI em parceria com a Israel Trade & Invesment Brazil, realizará em paralelo o seminário: “Enfrentando os desafios da água em regiões escassas”, que tem como objetivo proporcionar aos governos locais e regionais um intercâmbio de experiência sobre a gestão de recursos hídricos tanto no setor público como no privado.

Além disso, as instituições vem promovendo oportunidades de diálogos bilaterais entre os governos locais, parceiros interessados e empresas israelenses com o intuito de conhecer oportunidades de desenvolvimento de soluções inovadoras para a gestão dos recursos hídricos. Esta atividade contará com o apoio da Câmara Internacional de Negócios (CIN) e será realizada no Pavilhão Oficial de Israel no Fórum Mundial da Água.

Nota. A 5ª Conferência de Autoridades Locais e Regionais e o seminário “Enfrentando os desafios da água em regiões escassas” serão realizados no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Para maiores informações sobre a agenda, acesse aqui.

 
 
 
Google+
PT | ES