TYPO3 Cumulus Flash tag cloud by TYPO3-Macher - die TYPO3 Dienstleister (based on WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck) requires Flash Player 9 or better.

 

ICLEI e CDP apresentam plataforma única para reporte de ação climática nas cidades

25/02/2019

Por: Maryke van Staden, Diretora, Centro de Bonn para Ação Climática Local e Relatórios no ICLEI e Kyra Appleby, Diretora Global, Cidades, Estados e Regiões no CDP

Prestar serviços às comunidades, proteger os cidadãos e construir melhores lugares para se viver, trabalhar e fazer negócios são as principais prioridades dos governos locais e regionais em todo o mundo. A ação climática com transparência - por meio de processos de reporte de dados e ações publicamente -  são essenciais para alcançar esses objetivos. Quanto mais fácil for esse processo, mais tempo os governos devem se concentrar em agir, em trazer benefícios para seus cidadãos e economias locais. É por isso que nós - CDP e ICLEI - estamos nos associando para apresentar um processo unificado para reporte de dados de ação climática subnacional.

Ouvindo os governos locais e regionais


Os governos locais e regionais pediram um sistema unificado para reportar suas ações e, a partir de abril de 2019, eles terão exatamente isso. O reporte será feito uma única vez, por meio da Plataforma do CDP, e os dados divulgados publicamente serão compartilhados automaticamente com o ICLEI.

Entendemos que o processo de reportar com transparência os dados climáticos requer recursos valiosos e que muitos governos estão sobrecarregados, com capacidade limitada e responsabilidades urgentes. Por essa razão, ICLEI e CDP lançaram a colaboração para simplificar o processo e melhor apoiar os governos subnacionais a tomar medidas de forma mais rápida e ambiciosa.

Os governos locais e regionais não conseguem administrar bem o que não mensuram.

O processo de reporte incentiva-os a entender melhor e pensar sobre os riscos climáticos que enfrentam. Informar os seus dados ajuda-os a incorporar o planejamento de ações climáticas na elaboração de políticas e gastos e os incentiva a criar planos de ação abrangentes e integrados.

O cumprimento desses planos, por sua vez, proporciona melhorias na saúde pública, cria empregos, combate a escassez de combustíveis e atrai investimentos para a área, conforme destacado na análise mais recente do CDP e no relatório do ICLEI Dados Falam Mais Alto que Palavras (Data Speak Louder Than Words).


Otimização para o sucesso

Desde que anunciamos nossa colaboração na COP23, em Bonn, em 2017, nossas organizações estão concentradas aprimorando os detalhes da parceria. Agora, estamos prontos para comunicar sobre o lançamento do novo sistema unificado de relatoria.

Nosso objetivo é aproveitar os pontos fortes de cada organização para simplificar a forma como os governos locais e regionais reportam e melhor capacitá-los a acompanhar os esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e integrar a visão de resiliência às mudanças climáticas em seus territórios.

Uma plataforma unificada


A partir de abril de 2019, os governos locais e regionais só precisarão realizar o processo de reporte uma vez na plataforma do CDP e compartilhado com o ICLEI, como mencionado anteriormente.

Os governos locais e regionais podem dar sua permissão ao ICLEI e ao CDP para usarem seus dados divulgados publicamente e receberão apoio de ambas as organizações. Encorajamos que reportem publicamente, pois isso fortalece os dados e contribui para a transparência e a boa governança.

O ICLEI usará esses dados para informar atividades de pesquisa e análise e para representar os governos locais e regionais no cenário global por meio de seu trabalho de advocacy político de alto nível. O CDP usará esses dados para produzir análises e relatórios instantâneos para governos locais e regionais, permitindo que acompanhem seu progresso e se comparem com seus pares.

Os relatórios permanecerão gratuitos, e os dados divulgados publicamente estarão disponíveis gratuitamente on-line pelo Portal de Dados Abertos do CDP e no site www.carbonn.org.

Ambas as organizações continuarão apoiando o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia (GCoM), a maior coalizão global de cidades comprometidas com a liderança climática. O sistema unificado já integra o Marco Comum de Reporte (Common Reporting Framework) do GCoM, a nova estrutura global para relatar inventários de gases de efeito estufa da cidade, avaliações de risco e vulnerabilidade e planos de ação climática. Os novos padrões da GCoM refletem os reportes que as cidades já vêm realizando e permitem a harmonização e comparação dos dados de cidades em todo o mundo.

O CDP e o sistema unificado de relatórios do ICLEI também continuarão apoiando a Coalizão Under2 para estados e regiões subnacionais.

O panorama global


Com mais governos locais e regionais reportando lado a lado, teremos uma imagem mais clara do escopo e do impacto da ação climática subnacional. Fundamentalmente, dados melhores apoiam os governos nacionais a ampliarem sua ambição e fortalecerem suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) até 2020.

A escala do desafio climático foi apresentada em detalhes no Relatório Especial do IPCC sobre 1,5°C e no Resumo para os Formuladores de Políticas Urbanas. Para ter alguma chance de ficar abaixo da meta de 1,5°C, devemos reduzir nossas emissões globais de CO2 a zero nas próximas duas décadas. Tanto o CDP quanto o ICLEI estão entre um grupo de organizações para assinar uma carta aberta pedindo aos líderes da cidade que tomem medidas para reduzir as emissões e construir resiliência climática.

A necessidade de ação climática rápida e eficaz representa nada menos do que uma transformação completa da tomada de decisão global e da economia mundial. Vai exigir uma ação cooperativa sem precedentes, com os governos locais e regionais desempenhando um papel crítico para gerenciar a transição. O ICLEI e o CDP estão entusiasmados por poder oferecer um sistema unificado de reporte para apoiar esta ação.

 

Notícia traduzida do site oficial do CDP e do site Talk of the Cities do ICLEI

 
 
 
Google+
PT | ES