TYPO3 Cumulus Flash tag cloud by TYPO3-Macher - die TYPO3 Dienstleister (based on WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck) requires Flash Player 9 or better.

 

Recife e Belo Horizonte avançam na implementação de projetos de eficiência energética com iniciativa LEDS Lab

Consultoria para o LEDS Lab vai atuar na implementação dos projetos de painéis fotovoltaicos nas cidades selecionadas. Foto: Pixabay

Anunciadas como ganhadoras entre as oito cidades brasileiras participantes do projeto Urban-Leds II que concorreram para receber suporte técnico do LEDS Lab, Recife e Belo Horizonte dão início a implementação da iniciativa com o consórcio de consultorias, que inclui a Icare e é liderado pela Mitsidi Projetos no Brasil, líder do consórcio de consultorias I Care and Consult, MarkUp Consultores e Hill Consulting.

A empresa, líder em pesquisa e inovação na área de eficiência energética, vai ser a parceira do ICLEI América do Sul neste importante processo de avanço rumo a cidades mais sustentáveis. O LEDS Lab também será implementado na Colômbia, país participante do projeto Urban-LEDS II, com o mesmo consórcio de consultorias.

A escolha de Recife e Belo Horizonte para o LEDS Lab aconteceu durante o workshop nacional do Urban-LEDS II, na Semana do Clima da América Latina e Caribe, realizada em agosto de 2019 em Salvador. Os municípios apresentaram suas propostas de projetos para um comitê de avaliação, que usou os critérios de impacto potencial, estruturação, capacidade de implementação e alinhamento com os marcos globais, regionais e nacionais de sustentabilidade, para a tomada da decisão.

Ambas as capitais foram escolhidas por projetos que prevêem a avaliação do consumo energético e identificação de oportunidades de melhoria da eficiência energética e de geração de energia solar fotovoltaica nas edificações públicas municipais.

Para o Secretário Executivo do ICLEI para América do Sul, Rodrigo Perpétuo, este é um momento muito importante para a Rede, por conta da relevância do projeto Urban LEDS II, um dos maiores do ICLEI. “A implementação do LEDS Lab é um grande passo para o ICLEI e para nossa rede de associados, que muitas vezes não consegue acessar financiamento para projetos, apesar da qualidade e engajamento. Com a consultoria, vamos avançar neste ponto e propiciar uma referência para os demais governos locais”, afirma.

Para fazer com que os projetos pilotos de painéis fotovoltaicos avancem nas cidades selecionadas, a Mitsidi Projetos vai utilizar a metodologia GreenClimateCities (GCC), desenvolvida pelo ICLEI em mais de 25 anos de experiência.

O foco do trabalho para a implementação do LEDS Lab tem dois pilares, que são a base técnica e a capacitação necessárias para que os municípios participantes possam desenvolver projetos que sejam facilmente financiáveis e com aspectos climáticos claros, além da capacitação interna para a replicação da experiência, permitindo que outros municípios se apropriem dos avanços do laboratório. Os pilares baseiam-se nos passos cinco (Detalhamento e Financiamento) e seis (Implementação e Monitoramento) da metodologia GCC.

Como primeiro resultado da implementação, Recife recebeu o workshop inicial do LEDS Lab na última quarta-feira (29/02) e Belo Horizonte receberá a oficina dia 11 de fevereiro. As oficinas têm duração de oito horas, com o objetivo de fomentar a sensibilização, a comunicação e a conexão dos principais atores envolvidos nas cidades-piloto do LEDS Lab.

Na ocasião, serão realizadas coletas de informações sobre os processos e ações atuais das prefeituras e alinhamento dos planos de trabalho locais com a empresa consultora, atividade fundamental para a execução do suporte técnico aos municípios selecionados.


 
 
 
Google+
PT | ES