TYPO3 Cumulus Flash tag cloud by TYPO3-Macher - die TYPO3 Dienstleister (based on WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck) requires Flash Player 9 or better.

 


Como principais centros de consumo contemporâneos, as cidades reconhecem cada vez mais sua responsabilidade na construção de sistemas alimentares sustentáveis, que não apenas reduzam o desperdício de alimentos e proporcionem oportunidades de meios de vida dignos para produtores, processadores e comerciantes de alimentos (nas áreas rurais, periurbanas e urbanas), mas também promovam formas ambientalmente viáveis de produção de alimentos.

Um sistema alimentar urbano-regional sustentável e resiliente é aquele que atende às necessidades alimentares da população, promovendo a segurança alimentar e nutricional e a inclusão social. Ele melhora o acesso de residentes urbanos e rurais aos alimentos nutritivos e saudáveis, integra populações vulneráveis ao desenvolvimento econômico por meio da produção, processamento e varejo de alimentos, incentivando a agricultura urbana e periurbana. Ao promover cadeias curtas de abastecimento, estes sistemas diminuem a dependência de modais de transporte convencionais, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa e aumentando a resiliência diante de crises.

A Rede CITYFOOD tem como objetivo acelerar a ação dos governos locais e regionais para o fortalecimento e desenvolvimento de  sistemas alimentares urbanos mais sustentáveis ​​e resilientes. A iniciativa é gerida pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e pela Fundação RUAF – Parcerias Globais para Agricultura Urbana e Sistemas Alimentares Sustentáveis, combinando o trabalho em rede com treinamento, orientação em políticas alimentares e expertise técnica.

A Rede CITYFOOD está ativa globalmente e constrói uma forte plataforma de intercâmbio sul-norte para o aprendizado entre as cidades. Estabelece conexões diretas com as pessoas no terreno e entre o pessoal envolvido no desenvolvimento de políticas.

A CITYFOOD está aberta aos governos locais e regionais, estejam eles envolvidos pela questão pela primeira vez ou trabalhando para implementar o Pacto de Políticas Alimentares Urbanas de Milão e na fronteira do trabalho inovador em sistemas alimentares.


Cidades participantes na região

No Brasil, as cidades participantes são São Paulo e Belo Horizonte. No Equador, a cidade de Quito participa do projeto. Na Argentina, a cidade de Rosário participa do projeto.


Objetivos

O objetivo dessa rede é aumentar a conscientização sobre os sistemas alimentares resilientes da cidade e a agricultura urbana e periurbana, criar uma plataforma de advocacy para as cidades, fornecer informações, treinamento e assistência técnica e política às cidades, bem como orientar e facilitar a cooperação entre as cidades. em todo o mundo e entre os governos locais e a sociedade civil.


Atividades

A Rede CITYFOOD:

  • Oferece treinamento, assistência técnica e assessoria política sobre os tópicos de avaliação e planejamento de sistemas alimentares, formulação e monitoramento de políticas alimentares, agricultura urbana e periurbana e outros tópicos de interesse relacionados.

  • Desenvolve e divulga fichas informativas, modelos de negócios, diretrizes e ferramentas em cópia impressa e em uma biblioteca on-line. Isso inclui informações sobre políticas nacionais e municipais sobre agricultura urbana e sistemas alimentares de cidades e regiões e relatórios sobre seus impactos, além de um compêndio com informações e exemplos de modelos de negócios e protótipos para agricultura urbana e periurbana sustentável.

  • Disponibiliza prontamente orientações e kits de ferramentas sobre análise de sistemas alimentares, fluxos de alimentos e análises de pegada, planejamento de sistemas alimentares de múltiplas partes interessadas, criação de conselhos de alimentos e elaboração de estratégias alimentares municipais.

  • Executa um hub da cidade onde as cidades podem apresentar on-line suas políticas e programas de alimentos, incluindo seus componentes e resultados.

  • Estabelece uma Comunidade de Prática onde os profissionais podem compartilhar experiências sobre análise de sistemas alimentares, bem como sobre o planejamento e o planejamento de estratégias alimentares da cidade.

  • Organiza intercâmbios inter-cidades e aprendizado.

  • Engaja-se em conscientização e lobby em eventos internacionais.

Parceiros



Envolva-se!

Para mais informações acesse o site do projeto: https://www.ruaf.org/cityfood

 
 
 
Google+
PT | ES