TYPO3 Cumulus Flash tag cloud by TYPO3-Macher - die TYPO3 Dienstleister (based on WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck) requires Flash Player 9 or better.

 


A linha de atuação Líderes do Futuro foi criada em 2017 pelo ICLEI América do Sul como uma solução para fomentar o protagonismo jovem na agenda de sustentabilidade. Por meio de atividades especialmente desenhadas para a juventude, o ICLEI pretende juntar-se aos esforços locais e globais de valorização e fortalecimento do papel das novas gerações na implementação dos marcos globais de sustentabilidade. O trabalho do ICLEI com a juventude é desenvolvido por meio de uma aproximação positiva com a academia que possibilita a jovens experiências qualificadas em projetos e/ou ações desenvolvidas pelo ICLEI junto a seus governos associados.


Objetivos

O objetivo geral desta linha de atuação é possibilitar um diálogo transversal especializado e estruturado com a juventude e a academia sobre o tema do desenvolvimento sustentável e o papel do cidadão nas mudanças positivas por meio de programas que permitam melhorar a interação com as administrações públicas dos governos associados ao ICLEI América do Sul.


Atividades

Por meio da linha Líderes do Futuro, o ICLEI atualmente desenvolve dois programas:

  • O “Programa de Voluntariado pela Sustentabilidade Local” que oferece ao participante uma experiência profissional de 3 meses. Durante este período o voluntário é alocado em um governo local associado ao ICLEI ou em uma de suas representações na América do Sul sob a supervisão de um profissional que o orienta diariamente. O voluntário tem como missão contribuir com a elaboração e a implementação de políticas públicas, projetos e programas relacionados à temática de sustentabilidade nos governos associados ao ICLEI. Ao final do voluntariado, o participante deve apresentar um relatório contando com as atividades desenvolvidas no decorrer do projeto para a obtenção de um Certificado de Participação.

  • O “Programa de Laboratório de Desenvolvimento Sustentável” possibilita que a academia se aproxime dos governos locais por meio da realização de estudos de casos focados nos desafios enfrentados pelos governos na implementação de sua agenda de sustentabilidade. Neste programa, são formados grupos multidisciplinares de estudantes ou pesquisadores que realizam uma imersão em projetos ou políticas públicas do Governo associado. O Laboratório opera em busca de soluções cada vez mais inovadoras e eficientes por meio de resultados cientificamente comprovados. O Governo Local apresenta os dados e a academia trabalha no  desenvolvimento de uma solução usando os dados recebidos do Governo e seus Parceiros.

     

Como participar

As atividades da linha de atuação Líderes do Futuro são dedicadas de forma geral a estudantes universitários, pesquisadores, bolsistas de governos e organizações locais e internacionais assim como a demais integrantes da comunidade acadêmica e recém-formados. As Instituições de Ensino Superior e os candidatos interessados pelas atividades dessa linha deverão entrar em contato pelo email voluntariado@iclei.org.

Para participar do Programa de Voluntariado, o candidato poderá realizar a sua inscrição diretamente por email enviando o seu currículo e uma carta de interesse.

Para o Programa SD-Lab, é necessário a intermediação de uma Instituição de Ensino Superior. Neste caso, a Universidade ou o Centro de Pesquisa poderá apresentar uma proposta temática para o desenvolvimento de um laboratório de desenvolvimento sustentável e escolher uma Cidade entre os associados do ICLEI América do Sul para a realização da pesquisa.

Parceiros

  • Empresas:

  • Universidades:
 
  • Governos:
 
 
 
Google+
PT | ES