TYPO3 Cumulus Flash tag cloud by TYPO3-Macher - die TYPO3 Dienstleister (based on WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck) requires Flash Player 9 or better.

 


As atividades humanas nas cidades contribuem com uma proporção significativa e crescente das emissões globais de gases de efeito estufa, impulsionando a demanda por energia e outros serviços em áreas urbanas com rápido crescimento populacional.

A ONU-Habitat e o ICLEI estão enfrentando esse desafio por meio da aceleração do desenvolvimento urbano de baixa emissão e da resiliência climática em mais de 60 cidades em todo o mundo, usando uma abordagem de governança multinível para a ação climática urbana. Por meio do Urban-LEDS, as cidades desenvolvem estratégias urbanas abrangentes de desenvolvimento de baixa emissão (Low Emissions Development Strategies-LEDS) e trabalham juntas para implementar seus planos e desenvolver projetos-piloto e modelos de financiamento para a implementação dessas estratégias. São 15 governos locais participantes na América do Sul, sendo 8 no Brasil - Belo Horizonte, Betim, Curitiba, Fortaleza,Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Sorocaba - e 7 na Colômbia - Manizales, Tópaga, Ibagué, Área Metropolitana do Vale do Aburrá (Envigado), Cartago, Valledupar, Santiago de Cali.

Cidades participantes na região

  • No Brasil, as cidades participantes são: Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Betim, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Sorocaba.
  • Na Colômbia, as cidades participantes são: Cartago, Ibague, Manizales, Santiago de Cali, Área Metropolitana do Vale do Aburrá, Tópaga, Valledupar.

Objetivos

O projeto Urban-LEDS visa tornar as estratégias de desenvolvimento de baixa emissão uma parte fundamental da política e planejamento urbano nas cidades. Contando com um modelo multinível em cada país, assim como intercâmbio transfronteiriço entre pares, este projeto está levando essas estratégias à escala e facilitando uma transformação de como infraestruturas e serviços urbanos, como transporte, energia, água, resíduos e espaço urbano, são planejados, entregues e mantidos.

Atividades

Por meio do Urban-LEDS, os governos locais participantes:

  • Realizam benchmarking de estratégias de desenvolvimento de baixa emissão.
  • Avaliam soluções de estratégias setoriais e intersetoriais.
  • Desenvolvem estratégias locais e planos de ação climática.
  • Conduzem mapeamento e engajamento de partes interessadas.
  • Realizam avaliações e monitoramento da linha de base do inventário de emissões.
  • Envolvem-se em visitas de estudo e intercâmbios com cidades selecionadas.
  • Participam de workshops com especialistas e prestadores de serviços.
  • Identificam modelos de financiamento e reúna-se com potenciais financiadores e investidores.
  • Integram a ação local com planos e processos climáticos nacionais.

Parceiros

Envolva-se

Para mais informações sobre as atividades do projeto Urban-LEDS, entre em contato conosco por meio do seguinte e-mail: urban-leds-brasil@remove-this.iclei.org ou visite urbanleds.iclei.org.

 
 
 
 
Google+
PT | ES