TYPO3 Cumulus Flash tag cloud by TYPO3-Macher - die TYPO3 Dienstleister (based on WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck) requires Flash Player 9 or better.

 


Compras Públicas Sustentáveis

As Compras e Contratações Públicas movimentam entre 10 e 20% do PIB nos países latino-americanos, de acordo com a Rede Interamericana de Compras Governamentais. Ao analisar seus possíveis impactos e adotar novos conceitos e critérios, é possível impulsionar um desenvolvimento mais sustentável por meio da indução e ampliação de oferta de produtos mais sustentáveis e inovadores pelo mercado. O ICLEI está envolvido há mais de 15 anos com o tema, desenvolvendo metodologias e ferramentas, oferecendo apoio técnico a gestores; compartilhando conteúdo e boas práticas; encorajando a elaboração de políticas públicas sobre o tema. Um dos marcos da atuação do ICLEI nessa temática é a metodologia Procura+.

Metodologia

O Programa promove a reflexão sobre os processos de aquisição, incentivando somente a compra do que for estritamente necessário, selecionando produtos e serviços com uma elevada performance ambiental e considerando os impactos econômicos e sociais da compra. Com o aumento significativo da inclusão de considerações ambientais, sociais e econômicas nas compras públicas, o mercado de produtos e serviços mais eficientes é diretamente estimulado, aumentando a oferta para a toda a sociedade. Os marcos da metodologia são apresentados ao lado.


Centro Global de Compras Públicas

O Centro foi estabelecido em 2012, é sediado pelo Secretariado Europeu do ICLEI, em Freiburg, Alemanha. Apoia as autoridades públicas na implementação metodologias, divulga novos conceitos e boas práticas, desenvolve novas abordagens e incentiva o aprimoramento de políticas de compras sustentáveis.

 

Projetos Anteriores

  • Fomentando Compras Públicas Sustentáveis no Brasil;
  • Guia de Compras Públicas Sustentáveis para a Administração Federal;
  • Capacitações ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Senado Federal e Câmara do Deputados
  • Curso de Ensino à Distância sobre Compras Públicas Sustentáveis;
  • Implementando Compras Públicas Sustentáveis no Estado da Bahia – CPS-BA
  • Subsídios à Implementação de Gestão e Insumos para Construção e Compras Públicas Sustentáveis no Estado do Rio de Janeiro (Construção e Compras Públicas Sustentáveis - CCPS) 
 

Compras pela Inovação (PPI)

Uma nova plataforma que ajuda as autoridades públicas, compradores, tomadores de decisão, pesquisadores e outros atores a explorarem o poder das compras públicas pela inovação.

Acesse aqui a plataforma europeia. Aguarde, em breve versão brasileira!

 

Iniciativas Compras Públicas Sustentáveis: Formulário

 
 
 
Google+
PT | ES