TYPO3 Cumulus Flash tag cloud by TYPO3-Macher - die TYPO3 Dienstleister (based on WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck) requires Flash Player 9 or better.

 


Gestão da Biodiversidade Urbana

O crescimento populacional, pressões advindas do desenvolvimento e mudanças do clima representam grandes desafios para proteção da biodiversidade e manutenção do bem estar humano, que normalmente depende de vários serviços ecossistêmicos prestados por áreas verdes urbanas e áreas naturais fora dos limites das cidades. É fundamental reconciliar o desenvolvimento urbano com a conservação dos ecossistemas, promovendo usos adequados dos recursos naturais e buscando aumentar a resiliência das cidades no contexto de mudanças globais.

O programa possibilita o acesso a diversas iniciativas e ferramentas para auxiliar governos locais na gestão da biodiversidade. Visa preservar a biodiversidade no contexto de um planeta mais urbano, reforçando a sua importância para um desenvolvimento mais sustentável. Veja ao lado os passos da metodologia Ação Local pela Biodiversidade.

 



Centro de Biodiversidade e Cidades

Centro de Biodiversidade e Cidades do ICLEI, é coordenado pelo Secretariado do ICLEI África e está sediado na Cidade do Cabo, África do Sul. O CBC tem o mandato de trabalhar globalmente na rede do ICLEI, as questões relacionadas a biodiversidade.


Convenção da Diversidade Biológica e Governos Locais

O Secretariado da CDB tem um papel importante de facilitar a Parceria Global de Ação Local e Subnacional para a Biodiversidade e visa apoiar os parceiros e iniciativas para implementação da Convenção. O ICLEI possui um Acordo de Cooperação com o Secretariado da CDB que visa fortalecer as ações dos governos locais pela biodiversidade.

Projeto em Andamento

Projeto Integração das Estratégias e Planos pela Biodiversidade.

O Projeto tem como objetivo explorar os mecanismos envolvidos na coordenação do planejamento para biodiversidade entre os diferentes níveis de governo: municipal, estadual e nacional. O estudo irá identificar os mecanismos bem sucedidos, bem como os obstáculos à cooperação, relacionados ao Plano Estratégico para a Biodiversidade 2011-2020 e Metas de Aichi.

 

ADAPTAÇÃO BASEADA EM ECOSSISTEMAS

O ICLEI SAMS foi selecionado pela Fundação Grupo Boticário para elaborar um estudo sobre Adaptação baseada em Ecossistemas (AbE). O documento formula o conceito de AbE adequado ao Brasil, além de apresentar práticas de AbE em curso no país e no mundo. Apresenta recomendações objetivas para incluir estratégias de AbE em políticas públicas de adaptação às mudanças climáticas, e também com um foco no Plano Nacional de Adaptação, que está em elaboração pelo Ministério do Meio Ambiente.  


THE URBAN BIOSPHERE INITIATIVE

A Iniciativa URBIS é composta por uma aliança global de parceiros que aspiram conciliar o desenvolvimento urbano com a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais.


Cidades em Ação

 
 
 
Google+
PT | ES