TYPO3 Cumulus Flash tag cloud by TYPO3-Macher - die TYPO3 Dienstleister (based on WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck) requires Flash Player 9 or better.

 


Gestão de Resíduos Sólidos

Na América Latina, das 369.000 toneladas de resíduos sólidos municipais gerados diariamente, 56% vêm dos grandes centros urbanos, 21% dos centros urbanos médios e 23% dos centros urbanos pequenos. Deste montante, aproximadamente 23% dos resíduos sólidos tem disposição final adequada – o que significa que 77% dos resíduos são lançados indiscriminadamente no meio ambiente.
 

Marcos regulatórios e avanços político-institucionais vêm tomando espaço na agenda pública dos países da região, mas os esforços ainda são tímidos frente à necessidade. Poucos países dispõem de planos ou programas para atender as demandas do setor. 

O Programa Gestão de Resíduos Sólidos aborda diversos aspectos fundamentais sobre como municípios e estados podem melhorar a eficiência e desenvolver uma gestão integrada de resíduos sólidos de forma sustentável, inclusiva e de baixo carbono.


Portal ICLEI Resíduos

Um espaço para produção e compartilhamento de conhecimento para fortalecer e conectar governos locais da América do Sul e apoiá-los frente aos desafios e oportunidades da gestão local de resíduos. Acesse!



Experiência anterior: Projeto Gestão de Resíduos Sólidos no Brasil

O GeRes surgiu como uma resposta à demanda de municípios em compreender como implementar a gestão integrada de resíduos sólidos seguindo as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Em 2011, o ICLEI e o Ministério do Meio Ambiente, apoiado pela Embaixada Britânica, iniciaram o projeto, que capacitou mais de 3.000 gestores públicos brasileiros e produziu um manual nacional de orientação à elaboração de planos municipais e estaduais de gestão integrada de resíduos sólidos.



Resíduos Jogos

O Programa GeRes Eventos foi concebido a partir do projeto GeRes, tendo como ponto de partida o Projeto Gestão Sustentável e Integrada de Resíduos Sólidos em Eventos Esportivos. O projeto visa acompanhar três cidades brasileiras no desenvolvimento de estratégias de redução de emissões de gases de efeito estufa originados da produção e disposição de resíduos durante os próximos eventos esportivos da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.



Experiências Anteriores

• Projeto GeRes – Gestão de Resíduos Sólidos 

• Promovendo o Uso do Biogás Local para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil – REEEP 

• Parcerias Locais de Metano para a Redução de Emissões em Aterros Sanitários no Brasil – Projeto M2M-Brasil

 


Observatório de Planos e Práticas

O Observatório busca mapear a situação dos planos de gestão de resíduos sólidos na América do Sul, bem como de práticas e projetos considerados referência para os demais governos. Ajude-nos a construí-lo, preencha a pesquisa online!

 
 
 
Google+
PT | ES