TYPO3 Cumulus Flash tag cloud by TYPO3-Macher - die TYPO3 Dienstleister (based on WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck) requires Flash Player 9 or better.

 

Rodrigo de Oliveira Perpétuo
Secretário-Executivo para América do Sul

É Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), e formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem especializações em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral e em Cooperação Descentralizada pela Universidade Aberta da Catalunha. Ao longo de sua trajetória profissional, acumulou experiências no setor privado, trabalhando com gestão de negócios, tecnologia e educação internacional; na academia, como professor de Relações Internacionais; e no setor público.

Iniciou sua experiência com a gestão pública a convite da Prefeitura de Belo Horizonte, cidade Membro do ICLEI, em 2005, para estruturar e chefiar a Secretaria de Relações Internacionais. À frente da Secretaria Municipal, Perpétuo desempenhou o papel de secretaria executiva da Rede Mercocidades, rede que trabalha pela participação das cidades sul-americanas nos processos de integração regional, presidiu o Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais (Fonari) de 2011 a 2013, e participou de outras redes temáticas e associações globais, como a Associação Internacional das Cidades Educadoras, e o Centro Iberoamericano de Desenvolvimento Estratégico Urbano. Durante seu trabalho na Prefeitura de Belo Horizonte, coordenou a realização do Congresso Mundial ICLEI, em 2012.  

Em 2015, foi convidado para chefiar a Secretaria de Relações Internacionais do Estado de Minas Gerais. Atualmente, é Secretário-Executivo do ICLEI- Governos Locais pela Sustentabilidade para a América do Sul.

João Galdino Duran Rodrigues
Estagiário da Secretaria Executiva

É Graduando em Relações Internacionais pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, Técnico em Administração de Empresas pela Escola Técnica Estadual José Rocha Mendes, e Técnico em Informática. Nesse período, também participara do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Professora Julia Macedo Pantoja, na qual concretizou sua Educação Básica. Desde o inicio da Graduação participa de Projetos Acadêmicos relacionados às Internacionalidades, como Simulações da ONU, Observatório Internacional de Política Externa e Teoria, que compõe a esfera de atuação do Conselho Institucional de Estudantes de Relações Internacionais da Universidade.

Danny Rivian
Gerente Administrativa e Financeira

É graduada em Administração pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Atua no Terceiro Setor desde 2002, período no qual adquiriu ampla experiência na elaboração, gestão, controladoria e auditoria de projetos e programas nos campos social, educacional e ambiental, em parceria com entidades financiadoras nacionais e internacionais, públicas e privadas, e com foco em gestão estratégica. Trabalhou junto à Fundação Unitrabalho (2003-2007), Instituto Socioambiental - ISA (2008) e Vitae Civilis (2009 - 2013).

Ana Paula Pacca da Silva
Estagiária Financeira

É graduanda em Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e técnica em contabilidade pela Escola Técnica Estadual da Zona Leste (ETEC). Durante a graduação atuou como voluntária do Programa de Extensão de Serviços à Comunidade (PESC) oferecendo assessoria contábil a entidades do terceiro setor, além do desenvolvimento de monografias na linha de pesquisa de contabilidade pública. No primeiro semestre de 2017 realizou intercâmbio acadêmico na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), na Cidade do México. Como técnica contábil, atuou por um ano e meio em escritórios de contabilidade de pequeno porte. Desde 2017 atua no ICLEI América do Sul como estagiária financeira.

Jessica Alberto dos Santos

Estagiária Financeira de Projetos

É graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Residiu por 11 anos em Los Cedrales (Paraguai), onde recebeu formação bilíngue (português-espanhol). Durante o ano de 2012, enquanto cursava Licenciatura em Química na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), participou de um projeto de iniciação científica de tema “Hidrogéis para Retenção E Disponibilização De Água Para Cultivo Agrícola”. Atuou como estagiária administrativa na Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel (FUNAP), que trata da ressocialização de sentenciados. 

Bruna Cerqueira
Gerente de Relações Institucionais

É mestre em Gestão e Políticas Públicas pela FGV-SP e bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Durante a graduação, realizou intercâmbio acadêmico para a Pontificia Universidad Catolica de Chile (PUC/Chile).

Trabalha desde 2008 no Secretariado para América do Sul do ICLEI, no qual assistiu a gestão de diversos projetos de cooperação nos temas de Compras Públicas Sustentáveis, Energias Renováveis, Eficiência Energética e Construções sustentáveis. Coordenou, por parte do Secretariado para América do Sul, a organização do Congresso Mundial ICLEI 2012. Atualmente, é responsável pelo relacionamento com membros, governança regional e advocacy. Bruna também assessora a Secretaria Executiva na relação com parceiros e coordenação de projetos estratégicos.

Daniela Ades
Coordenadora de Relações Institucionais e Comunicação

É jornalista com atuação na área de sustentabilidade, democracia e temas socioambientais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atuou como estagiária nas redações da agência internacional Thomson Reuters e Portal Imprensa, cobrindo áreas como cultura, mídia, jornalismo, comunicação, política, esportes e meio ambiente. Foi analista de comunicação do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) de 2013 a 2016. Produziu a reportagem multimídia "Entrando no Clima" (www.entrandonoclima.com) sobre a preparação do Brasil para a 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima, em 2015.

Helena Curan Pontieri
Assistente de Relações Institucionais

É graduada em Relações Internacionais na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). No segundo semestre de 2014, foi aluna intercambista na Universidade de Salamanca, na Espanha, por meio do programa de bolsas Santander Universidades. Participou de diversos cursos e eventos relacionados aos mais diversos campos das relações internacionais.Trabalhou como estagiária na área de Mercado Internacional da empresa nacional de tecnologia TOTVS e no Centro de Relações Internacionais do Centro de Pesquisa e Documentação de História do Brasil Contemporâneo (CPDOC) da FGV, em São Paulo. Atualmente, trabalha como Assistente de Relações Institucionais no ICLEI América do Sul.

Kenneth Huari Huarcaya

Assistente de Comunicação

É Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Escola de Ciências da Comunicação, Turismo e Psicologia, da Universidade San Martín de Porres (Lima-Peru). Possui atuação nas áreas de Economia e Indústria e atualmente em sustentabilidade. Em 2012, foi redator da seção de economia do Jornal peruano Expreso, no qual produziu diversos artigos sobre economia nacional, indústria, comércio exterior, produção e agricultura. De 2013 a 2015 foi parte da área de Comunicação e Imagem da Sociedade Nacional de Indústrias no Peru, na qual desempenhava o papel de Analista de Comunicação. Nesses anos realizou cobertura de eventos, redação de artigos, registro fotográfico, elaboração e diagramação de conteúdo industrial para os canais de comunicação da instituição. Em 2016, elaborou um plano de Comunicação para a Associação Nacional de Fabricantes de Cerâmicas e Revestimento do Brasil (ANFACER) para a divulgação e implementação da Política de Sustentabilidade do setor, por meio da consultoria GSS Sustentabilidade.

Leonardo Fagundes da Silva

Estagiário de Relações Institucionais

É graduando em Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (IRI/USP). No início de 2018, realizou intercâmbio nos Territórios Palestinos Ocupados através do programa educacional FFIPP (Rede Educacional para Direitos Humanos em Palestina/Israel), onde entrevistou ativistas de diversas vertentes – educacional, político-representativa e artística –, com o apoio da organização jornalística Alternative Information Center (AIC). Participou de cursos de extensão em Elaboração e Gestão de Projetos Sociais para o Terceiro Setor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Cidades Sustentáveis e Cidadania Global na Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP). Atuou, em 2017, como estagiário na Comissão de Relações Internacionais do Instituto de Biociências da USP (IB/USP). 

Sophia Picarelli
Gerente de Projetos

É Mestre em Tecnologia Ambiental (ênfase em Gestão Ambiental com foco na Gestão de Recursos Hídricos em Áreas Urbanas) pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT e graduou-se Gestora Ambiental no Centro Universitário SENAC. Trabalhou, por dois anos, na área de meio ambiente em empresa privada e por 4 anos trabalhou na Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Cidade de São Paulo, dedicando-se à gestão e melhoria de um parque municipal. Em 2010, residiu em Londres, Reino Unido, onde participou de trabalhos relacionados à gestão de resíduos sólidos urbanos como pesquisadora da organização Waste Watch, em projetos relacionados à reciclagem doméstica. Sophia também teve experiências na organização London Wildlife Trust em atividades relacionadas à gestão de áreas verdes no contexto urbano, proteção da biodiversidade e educação ambiental. Atualmente, é gerente de projetos no escritório do ICLEI América do Sul.

Kátia Fenyves
Coordenadora de Projetos

É mestre em Governança de Grandes Metrópoles pelo Institut d’Études Politiques de Paris (Sciences Po), título reconhecido pelo departamento de Ciências Políticas da Universidade de São Paulo (DCP-FFLCH/USP), e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (IRI/USP). Durante a graduação, realizou intercâmbio acadêmico na University of Helsinki (Finlândia). Trabalhou na França em projetos de desenvolvimento para a África, Oriente Médio e Leste Europeu com foco em educação, formação e inserção profissional. No Brasil, atuou na implementação da política pública de Economia Solidária no município de Diadema, dando suporte à formação e consolidação de cooperativas de catadores de materiais recicláveis e apoiando sua inclusão na gestão local de resíduos sólidos.

Atualmente é coordenadora de projetos no ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade para a América do Sul.

Marina Valverde Briant

Assistente de Biodiversidade & Resiliência

Laís Clementino Nara

Estagiária de Projetos - Biodiversidade & Resiliência

É graduada em Biologia pela Universidade de São Paulo e atualmente cursa licenciatura na Faculdade de Educação na USP. Já trabalhou como estagiária no instituto GREMAR - Pesquisa, Educação e Gestão de Fauna e na Prefeitura da USP na secção controle de vetores, parte do projeto “Campus Sustentável”. Durante a graduação, realizou intercâmbio acadêmico na Hoschule Neubrandeburg (Alemanha), onde cursou “Conservação da Natureza e Ecologia da Paisagem” por um ano. 

Anna Carolina de Paula Madrid de Marco 
Estagiária de Biodiversidade & Resiliência

É graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Em 2017 estagiou na TcUrbes, empresa de Planejamento Urbano com enfoque em mobilidade ativa, e no Moradigna, empresa de reformas habitacionais e na Assistência Administrativa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAUSP). Participou da fundação da entidade de extensão autogerida FAU Social, participou de oficinas e eventos nas temáticas de planejamento urbano, intervenção em áreas de vulnerabilidade, urbanismo tático, empreendedorismo social, entre outras. 

Igor Reis de Albuquerque
Gerente de Mudanças Climáticas

É Mestre em Gerenciamento de Carbono (MSc Carbon Management) pela Universidade de Edinburgo e bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Há mais de 10 anos Igor se dedica a atividades ligadas à sustentabilidade e mercado de créditos de Carbono. No Brasil, integrou a Assessoria de Projetos Especiais da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, onde participou de projetos como o "Pomar Urbano", "Investidor Ambiental" e "Fauna Silvestre". Após completar seu mestrado no Reino Unido, atuou em diversas instituições privadas e do terceiro setor, como Waste Watch, Carbon Retirement e The CarbonNeutral Company.

Camila Pavão Chabar

Coordenadora de Mudanças Climáticas

É pós-graduada (MBA) em Economia e Negócios pela UFSCAR e graduada em Relações Internacionais pela PUC/SP, com extensão em Sustentabilidade e Responsabilidade Social pela FGV/SP. Trabalhou em grandes empresas nas áreas de sustentabilidade e relações institucionais, inclusive em departamentos de mudanças climáticas. Por três anos, assumiu a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de cidade no interior paulista com atuação premiada pelo governo do estado pela elaboração e implantação de políticas públicas para o desenvolvimento local sustentável. Possui experiência de estudos na Islândia, Irlanda e Argentina.  

Iris Coluna
Assessora Técnica - Clima 

É bacharel em Ciência e Tecnologia e graduada em Engenharia Ambiental e Urbana, ambos pela Universidade Federal do ABC. Participou de projetos de extensão analisando a emissão de GEE relacionados ao setor de transportes e estagiou na Prefeitura do município de Mauá, na área de urbanização de assentamento precários. Atualmente, é Assistente de Projetos do ICLEI Secretariado para América do Sul.

Gustavo Oliveira da Silva Santos

Estagiário de Mudanças Climáticas

É graduando em Engenharia Ambiental e Urbana e do Bacharelado em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC e Técnico em Edificações pelo Centro Paula Souza. Na universidade, foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) durante um ano, realizando pesquisa em áreas contaminadas. Atualmente, é estagiário da Área de Mudanças Climáticas do ICLEI América do Sul.

Isabela Carmo Cavaco

Estagiária de Mudanças Climáticas

Cursando Bacharelado de Gestão Ambiental na Universidade de São Paulo, possui diplomas de Inglês Avançado e Espanhol Intermediário pela escola Skill Idiomas, além de Alemão Básico pelo Centro de Estudo de Línguas Alexandre de Gusmão. Trabalhou como Jovem Aprendiz na área varejista e atualmente é Estagiária de Mudanças Climáticas no ICLEI – Governos Locais Pela Sustentabilidade para a América do Sul.

 
 
 
Google+
PT | ES