TYPO3 Cumulus Flash tag cloud by TYPO3-Macher - die TYPO3 Dienstleister (based on WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck) requires Flash Player 9 or better.

 

PORTFÓLIO 2 - Economia Urbana Sustentável


Relatório de apoio a implementação do Plano de Gestão de Logística Sustentável

O Projeto Compras Sustentáveis pela Inovação e por uma Economia Verde e Inclusiva (em inglês, Green Public Procurement for Innovation and Green Growth), financiado pelo Fundo de Prosperidade – Prosperity Fund do governo britânico, representado pela Embaixada Britânica em Brasília, tendo o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) como beneficiários, e implementado pelo Secretariado para América do Sul do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade –, tem como objetivo principal aumentar a capacidade institucional do Governo Federal Brasileiro para implementar a legislação brasileira sobre compras públicas sustentáveis (Decreto 7.746/2012 e IN 10/2012), enquanto mecanismo de promoção da inovação e fomento à economia verde e
inclusiva.

PDF [1,6 MB]


Manual Procura+: Guia para Implementação de Compras Públicas Sustentáveis

A nova edição do Manual foi adaptada ao contexto brasileiro e contou com a contribuição de gestores e técnicos de diferentes instituições nacionais. O Manual apresenta, de forma clara, conceitos relacionados às Compras Públicas Sustentáveis, como podem ser implementados e possíveis vantagens relacionadas.

PDF [4,1 MB]


Relatório de Diretrizes aos Planos de Gestão de Logística Sustentável

No âmbito do Projeto “Compras Sustentáveis pela Inovação e por uma Economia Verde e Inclusiva”, que conta com o apoio da Embaixada Britânica em Brasília, o ICLEI elaborou o Relatório de Diretrizes aos Planos de Gestão de Logística Sustentável (PLS). O relatório apresenta boas práticas e diretrizes para apoiar os órgãos públicos no desenvolvimento do seu PLS, conforme determinado pela Instrução Normativa nº10, de 12 de novembro de 2012, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação – SLTI/MP (IN nº10/2012) e legislação correlata. O PLS configura-se como uma importante ferramenta de planejamento com o objetivo de estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização dos gastos e processos dos órgãos governamentais.

PDF [1,539KB]


Compra Sustentável: A força do consumo público e empresarial para uma econômica verde e inclusiva

Foi lançado em dezembro de 2012, o livro Compra Sustentável: A força do consumo público e empresarial para uma econômica verde e inclusiva, resultado de uma parceria entre o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces) com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Secretariado para América do Sul.

Clique aqui para acessar a publicação.


Cartilha sobre Compras Públicas Sustentáveis para o Estado da Bahia

Esta Cartilha foi o último resultado do projeto ‘Implementando Compras Públicas Sustentáveis no Estado da Bahia’, realizado junto à Secretaria da Administração do Estado da Bahia, e representa mais um avanço do programa de CPS do ICLEI – Brasil, na busca constante pela integração de critérios socioambientais nos processos licitatórios e pelo desenvolvimento de políticas públicas e medidas de CPS.
De forma simples e prática, a Cartilha apresenta casos de sucesso, dicas, informações úteis e o marco legal para a adoção de CPS.

Para acessar o Manual online, clique aqui.


Guia de Compras Verdes

O Guia de compras públicas sustentáveis - uso do poder de compra do governo para a promoção do desenvolvimento sustentável é instrumento que busca apoiar e estimular as autoridades públicas no Brasil para que promovem decisões responsáveis em respeito aos direitos socioambientais.

Para fazer o download, clique no [PDF, XXKB].

Segunda edição do Guia [PDF, 639KB]
Primeira edição do Guia [PDF, 1000KB]


Conexão Remate

Desenvolvido para manter os governos participantes do projeto Fomentando Compras Públicas Sustentáveis no Brasil conectados, o Conexão Remate tem por objetivo divulgar aos governos locais e autoridades as notícias mais recentes sobre o que está sendo feito no âmbito das compras públicas sustentáveis.


Construindo Cidades Verdes: Manual de Políticas Públicas para Construções Sustentáveis

A publicação, desenvolvida pelo ICLEI, se propõe como uma ferramenta introdutória acessível para formuladores de políticas públicas nas áreas urbanística, de habitação e meio ambiente, que desejem conhecer ou levar às suas cidades o tema de construções sustentáveis.

Para acessar o Manual online, clique aqui.

 
 
 
Google+
PT | ES